sábado, 27 de outubro de 2007

Aula ( 19-10-07)

Nesta aula a professora apresentou a estrutura do relatório que os alunos devem entregar até ao dia 9 de Novembro que tem como finalidade uma análise e avaliação de uma tecnologia de software social.

O relatorio tem análise da ficha de avaliação de tecnologias que é adaptada do Projecto Pensar as Tecnologias, que será prenchida por cada grupo de trabalho e incluída no relatório.
Esta aula tambem teve como objectivo de esclarecer algumas duvidas acerca da dimensão potencial pedagógico, fundamental na análise e avaliação de tecnologias.

O meu grupo começou adiantar o relatorio.
Começamos por procurar a origem e a historia de cada ferramenta (YouTube/Flickr/Slidshare)

BOA SEMANA.....


domingo, 21 de outubro de 2007

II Capítulo

O autor começa por relatar as diversidades entre as pessoas que aprovam os novos meios tecnológicos e aqueles que a satirizam, afirmando que as novas tecnologias só trazem problemas. Porém, não adopta nenhuma das duas teorias, (ciberutópicos, cibercríticos), que são apresentadas neste capítulo.
Este capítulo apresenta a forma como estas duas teorias podem ser, vantajosas nas aprendizagens dos mais jovens.
O autor menciona que os computadores podem encaminhar novidades as pessoas e muitas vezes, apoia a apreender algo que antigamente não era tão fácil como hoje. O uso dos computadores torna-se cada vez mais indispensável para o desenvolvimento das pessoas como profissionalmente e pessoalmente.
O computador é visto como um componente no processamento das aprendizagens e por isso é necessário o entendimento desta nova tecnologia.
Todavia, não chega somente saber utilizar os computadores ou ter um pouco de conhecimento, é necessário que as pessoas tenham tempo e força de vontade para explorar essa nova tecnologia. Só assim é que as pessoas ultrapassam as suas dificuldades, encarando-as de frente.

Corroboro o autor na exposição deste capítulo. Acho que, actualmente, é imprescindível o conhecimento desta nova tecnologia, para o desenvolvimento e desempenho das variadas funções profissionais e mesmo como prática de lazer.

Em jeito conclusivo, o uso das novas tecnologias nas décadas de hoje é um instrumento e uma técnica interessante, necessária e imprescindível, face, como dissemos anteriormente, à sua polivalência.