sábado, 22 de dezembro de 2007

7º Capítulo

Papert dirige este capítulo para a inserção dos computadores nas escolas e as reacções da comunidade escolar. Na minha opinião, esta inserção tem pontos positivos e negativos.

Actualmente, muitas escolas já aderiram às novas tecnologias, mas ainda enfrentam alguns obstáculos, pois os computadores hoje em dia são caros e há falta de profissionais nessa área.

Na minha opinião, os professores deveriam ter uma formação base de informática, porque assim teriam conhecimentos dos melhores métodos para ensinarem os alunos.

Muitos professores não encarem o computador como um meio de melhorar o ensino, pelo contrário, pensam que os alunos só vão utilizar o computador como lazer e não como uma ferramenta pedagógica.
Estes professores preferem uma escolarização tradicional e não inovar as suas aulas.

- Se os professores não têm qualquer formação, logo aí, como é que eles vão ensinar os alunos? Assim, os alunos vão continuar a encarar o computador como um meio de divertimento e não como um meio de desenvolver as suas competências.
Actualmente, a maioria das crianças têm pelo menos 1 computador em casa e se formos fazer uma estatística estes usam-no principalmente como uma ferramenta de lazer em vez de uma ferramenta pedagógica. Talvez porque ainda ninguém ensinou como utiliza-lo dessa forma, ou então, estão tão habituados utilizá-lo como divertimento que não pensam como desenvolver outras competências e aprender coisas novas.

Na nossa sociedade, o computador ainda é considerado como uma ferramenta de lazer, pois as crianças ainda encaram o computador como um brinquedo, pois é um sítio onde podem jogar.

É importante a inserção do uso de computadores nas escolas desenvolvendo, as práticas educativas. Mas não podemos esquecer os processos tradicionais de ensino, barreira difícil de ultrapassar.

Na minha opinião as novas tecnologias ajudam-nos a adquirir novas competências e facilitam a nossa aprendizagem.

1 comentário:

Joana disse...

A integração das tecnologias nas práticas educativas não passa apenas pela formação tecnológica dos professores. A formação pedagógica nesse sentido é fundamental!

É determinante o uso de computador e internet ser adequado e enquadrado, de acordo com os métodos e estratégias educativas, promovidas pelo professor!

De qualquer forma Ana, existem imensos exemplos de boas práticas, no que toca ao uso e integração de tecnologias na escola, ao serviço da aprendizagem dos alunos, realizada de modo significativo e participativo por parte deles!!

Joana Viana